Pular para o conteúdo principal

A excelente safra musical de 1994

O ano de 1994 com certeza foi um dos mais importantes da década de noventa, principalmente no Brasil. O plano real foi aprovado, Ayrton Senna nos deixou, a seleção canarinha venceu a Copa do Mundo dos Estados Unidos, se tornado a primeira tetra campeão do torneio. Enfim, um ano extremamente agitado. Mas o meu papo aqui vai ficar na música e os excelentes discos lançados neste ano e que completam 25 anos em 2019. Dessa forma, compilei uma lista de quatro álbuns que você, amigo leitor, deveria parar o que está fazendo e ir atrás deles. Vamos a lista:

MTV Unplugged in New York – Nirvana



Gravado em 1993, e lançado um ano depois, a principal banda dos anos noventa deixou as guitarras de lado e ficou acústica durante uma noite em Nova Iorque. Com um cenário fúnebre, igual ao de um velório, exatamente como Cobain queria, o Nirvana gravou um dos melhores acústicos de toda a história. É possível escutar e sentir na voz de Kurt o anseio e dor de uma geração inteira. Com covers dos Meat Puppets e uma canção bastante obscura de David Bowie, a banda deu aos fãs um último registro, mesmo eles não sabendo disso, do último grande acontecimento do rock. Infelizmente Kurt Cobain nos deixaria em 1994, mas esse disco é a prova de que ele era muito mais que um rebelde drogado punk. O cara era um gênio.



Ill Communication – Beastie Boys



Quarto disco do grupo, e, talvez, o que eles mais se sentiram à vontade em serem Adam, Adam e Mike, e não aqueles moleques idiotas de fraternidade de Licensed to Ill. Em Ill Communication os Beasties Boys focaram mais em usar seus instrumentos (guitarra, baixo e bateria) e não o rap que os colocou no mapa. Com um petardo chamado “Sabotage”, foi o primeiro disco dos caras a chegar ao número 1 das paradas desde 1987. Com um Yauch muito mais espiritualizado, e se desculpando publicamente com as mulheres pelo seu papo misógino de álbuns anteriores, para muitos esse é o melhor lançamento do trio de Nova Iorque. Pensando bem, provavelmente é.



Parklife – Blur



Com a morte de Kurt Cobain o grunge, nome que a mídia achou para denominar as bandas que vinham de Seattle no começo dos anos noventa, também teve o seu fim. Com isso, os britânicos retomaram o topo das paradas musicais com o Britpop. Os dois principais nomes do gênero lançaram obras primas em 1994. Oasis com Definitely Maybe e o Blur com Parklife. Totalmente influenciado por bandas britânicas, como os Kinks e o The Jam, mergulhado em uma sonoridade pop brilhante, o terceiro disco da trupe do genial Damon Albarn é um dos melhores discos dos anos noventa e um dos melhores discos londrinos de todos os tempos. Não tem como não dançar ao som de "Girls & Boys" e se emocionar com “"This Is a Low".



Da Lama ao Caos – Nação Zumbi



Sim, a música brasileira também lançou ótimos discos em 1994. Só para citar alguns, o Raimundos lançou o autointitulado disco de estreia, o Mundo Livre S/A com Samba Esquema Noise, o incansável Caetano Veloso com Fina Estampa e o trio dos Os Paralamas do Sucesso com Severino. Mas uma banda de Pernambuco fazia sua estreia com um som que mesclava maracatu, funk, rock e música africana, que ficou conhecido como movimento Manguebeat. Eu estou falando é claro da Nação Zumbi e Da Lama ao Caos. Liderado pelo saudoso Chico Science, esse álbum foi algo que nunca se tinha visto antes na música brasileira. Quem poderia imaginar que uma banda de um estado do Brasil fora do eixo Rio-São Paulo poderia estar criando um som tão único e maravilhoso? Pois é, de uma hora para a outra os caras saíram do underground e estavam fazendo show no Central Park, em plena Nova Iorque, ao lado de Gilberto Gil. Bons tempos.



Menções honrosas: outros discos incríveis foram lançados em 1994 e merecem ser lembrados. Segue alguns deles para você ir atrás imediatamente.

Dookie – Green Day
The Downward Spiral – Nine Inch Nails
Grace - Jeff Buckley
Superunknown – Soundgarden
American Recordings – Johnny Cash
Live Through This – Hole
Vitalogy – Pearl Jam
Smash – Offspring

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Muito Sexo, muitas drogas e muito, mas muito Rock 'n' Roll na Netflix

Em maio de 2001 foi lançada uma das melhores e mais aguardadas autobiografias sobre uma banda de rock. Em mais de 400 páginas, “The Dirt: Confessions of the World's Most Notorious Rock Band” conta, através da visão de Tommy Lee, Mick Mars, Vince Neil e Nikki Sixx, a história de uma das bandas mais insanas dos anos oitenta, o Mötley Crüe. O sexo, as drogas, as brigas, as prisões, o sucesso, a decadência, tudo está nessa obra que é extremamente bem-acabada graficamente.     O papo para tornar todas essas páginas em filme começou em 2006, quando a Paramount e a MTV adquiriram os direitos para a adaptação nas telonas. Porém as coisas enfriaram e, com o fim da banda (será?!) em 2015, os rumores de que a história da banda poderia de uma vez por todas ser lançada voltou à tona. Com o sucesso no ano passado de “Bohemian Rhapsody”, o filme que conta a vida do Queen, a plataforma digital de streaming de filmes e séries Netflix lançou no dia 22 de março “The Dirt”, dirigido por

Como Henry Rollins entrou para o Black Flag

  O trecho abaixo foi retirado do livro “Get in the Van” escrito por Henry Rollins e lançado em 1994. Como o livro não tem uma tradução para o português, as linhas abaixo foram traduzidas de forma livre por mim. Espero que gostem.   Primavera (1981): Eu estava vivendo em um apartamento em Arlington, Virginia, bem perto de Washington, DC. Eu trabalhava numa sorveteria e caminhava até o meu trabalho todos os dias. Eu era o gerente da loja e trabalhava lá entre 40 e 60 horas por semana fazendo os depósitos, contratando, despedindo, fazendo inventário, servindo sorvete, etc. Eu estava numa banda naquela época. Nada muito musical. Quatro de nós com um equipamento de merda, mas a gente se divertia tocando e ensaiando. Um cara chamado Mitch Parker deu para mim e para o meu amigo Ian MacKaye uma cópia do EP do Black Flag Nervous Breakdown . Nós tocámos ele o tempo todo. Era pesado. A arte da capa dizia tudo. Um cara com as costas para a parede erguendo os punhos. De frente para ele ou

Dicas de quarentena #147: Lô Borges tocando disco do tênis na íntegra!

  Lô Borges foi um dos principais nomes que surgiram por conta do disco Clube da Esquina de 1972. Seu autointitulado álbum de estreia, mais conhecido como “disco de tênis”, é considerado por muitos críticos e fãs com um dos grandes álbuns da história da nossa música. Em 2018, Lô reuniu uma banda de primeira para recriar esse trabalho ao vivo. Abaixo você confere o show que rolou no icônico Circo Voador e que gerou o DVD “Tênis + Clube - Ao Vivo no Circo Voador":