Pular para o conteúdo principal

O Rock in Rio continua relevante?




Nos anos oitenta, quando Roberto Medina teve uma deia de fazer um festival de música de nível internacional no Brasil, todos achavam que ele era louco. Até aquele momento, poucos nomes tinham se arriscado por aqui. Alice Cooper, Queen e Genesis são alguns deles. O problema era a falta de estrutura que os países da América do Sul tinham para receber grandes shows. Relatos de corrupção, equipamentos que erram roubados, violência, tudo isso afastava bandas do calibre dos Rolling Stones.

Isso tudo mudou no dia 11 de janeiro de 1985, data da primeira edição do Rock in Rio. Foram dez dias de música em 250 mil metros quadrados na Barra da Tijuca para um público de 1,5 milhão de pessoas. Queen, Iron Maiden, Whitesnake, Rod Stewart, Scorpions, AC/DC, Ozzy Osbourne, Yes, apenas a nata da música internacional. O time da casa também não fez feio, com Ney Matogrosso, Paralamas do Sucesso, Gilberto Gil, entre outras feras.



De lá para cá o Rock in Rio ganhou mais seis edições no Brasil, com a sua sétima marcada para esse ano, algumas outras fora do país e festivais de música surgiram e desapareceram na mesma velocidade, mas a pergunta que fica é a seguinte: o Rock in Rio continua relevante?

Como apontado, a primeira edição foi a porta de entrada para os grandes artistas e bandas internacionais. A segunda (1991) e a terceira (2001) edições solidificaram o Brasil como uma praça viável de shows. Porém em 2011, quando o festival teve a sua quarta edição, o mundo e o Brasil já eram outros. Com a popularização dos smartphones e redes sociais, o Rock in Rio se tornou um evento para estar e não apenas para curtir música.



As novas gerações se interessam mais em registrar em fotos e vídeos os momentos mais especiais e compartilhar no facebook, instagram, twitter, etc., do que viver realmente aqueles momentos. E isso não é diferente nos grandes festivais de música. Eles automaticamente preferem postar do que aproveitar. Antigamente a única “preocupação” era apenas ver os shows.

A relação dos fãs com seus ídolos também mudou. Antigamente era mais raro um grande artista aparecer por aqui. Hoje não. O Beatle Paul Mccartney é um grande exemplo disso. Sua primeira vinda ao Brasil foi em abril de 1990. Em março ele desembarca por aqui para shows solo pela sétima vez desde 2010. Dessa forma, o Rock in Rio geralmente acaba escolhendo sempre os mesmos nomes, pois eles geram público e renda. Para ser ter uma ideia, a banda californiana Red Hot Chili Peppers será um dos headliners deste ano. É a quarta participação do grupo no festival e a segunda seguida. Nas primeiras edições, por conta do ineditismo, vários grupos de peso estrearam em terras tupiniquins no Rock In Rio. Prince, Guns N’ Roses, Neil Young, são alguns dos grandes nomes que perderam a “virgindade” na América do Sul por aqui.

Portanto, respondendo à pergunta do título e do terceiro parágrafo, não, infelizmente o Rock in Rio deixou de ser relevante há muito tempo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Muito Sexo, muitas drogas e muito, mas muito Rock 'n' Roll na Netflix

Em maio de 2001 foi lançada uma das melhores e mais aguardadas autobiografias sobre uma banda de rock. Em mais de 400 páginas, “The Dirt: Confessions of the World's Most Notorious Rock Band” conta, através da visão de Tommy Lee, Mick Mars, Vince Neil e Nikki Sixx, a história de uma das bandas mais insanas dos anos oitenta, o Mötley Crüe. O sexo, as drogas, as brigas, as prisões, o sucesso, a decadência, tudo está nessa obra que é extremamente bem-acabada graficamente.     O papo para tornar todas essas páginas em filme começou em 2006, quando a Paramount e a MTV adquiriram os direitos para a adaptação nas telonas. Porém as coisas enfriaram e, com o fim da banda (será?!) em 2015, os rumores de que a história da banda poderia de uma vez por todas ser lançada voltou à tona. Com o sucesso no ano passado de “Bohemian Rhapsody”, o filme que conta a vida do Queen, a plataforma digital de streaming de filmes e séries Netflix lançou no dia 22 de março “The Dirt”, dirigido por

Como Henry Rollins entrou para o Black Flag

  O trecho abaixo foi retirado do livro “Get in the Van” escrito por Henry Rollins e lançado em 1994. Como o livro não tem uma tradução para o português, as linhas abaixo foram traduzidas de forma livre por mim. Espero que gostem.   Primavera (1981): Eu estava vivendo em um apartamento em Arlington, Virginia, bem perto de Washington, DC. Eu trabalhava numa sorveteria e caminhava até o meu trabalho todos os dias. Eu era o gerente da loja e trabalhava lá entre 40 e 60 horas por semana fazendo os depósitos, contratando, despedindo, fazendo inventário, servindo sorvete, etc. Eu estava numa banda naquela época. Nada muito musical. Quatro de nós com um equipamento de merda, mas a gente se divertia tocando e ensaiando. Um cara chamado Mitch Parker deu para mim e para o meu amigo Ian MacKaye uma cópia do EP do Black Flag Nervous Breakdown . Nós tocámos ele o tempo todo. Era pesado. A arte da capa dizia tudo. Um cara com as costas para a parede erguendo os punhos. De frente para ele ou

Já escutou? #2 Ratos de Porão - Crucificados pelo Sistema (1984)

Para quem conhece um pouco da história da música, o marco inicial do movimento punk foi na segunda metade dos anos setenta. Já em terras tupiniquins, muito antes da “era das redes antissociais”, os primeiros discos de punk começaram a chegar no fim daquela década e no começo dos anos oitenta. Quando Johnny Rotten estava moldando o som do pós-punk com o PIL (Public Image Ltd.), uma molecada por aqui estava descobrindo a estreia da sua antiga banda, os Sex Pistols. Existe uma discussão onde o movimento punk começou aqui no Brasil. Alguns dizem em Brasília, outros dizem na periferia de São Paulo. O único consenso é que o primeiro disco de uma banda punk foi lançado em 1984 pelo Ratos de Porão. Este ano Crucificados pelo Sistema completa nada mais, nada menos do que 35 anos. Formado em 1981, o Ratos entraria em estúdio na rua Augusta com João Gordo nos vocais, Jão na bateria, Jabá no baixo e Mingau na guitarra para gravar a estreia da banda. Um marco na história do