Pular para o conteúdo principal

Para ler, ver e ouvir no final de semana #6 – João Gordo, Kazagastão e Sepultura em trio



Para ler: João Gordo - Viva La Vida Tosca



Entre os meses de julho e agosto eu me vi totalmente imerso na banda Ratos de Porão. Comprei disco, fui em show, vi várias entrevistas, andei pela Avenida Paulista de camiseta da banda, enfim, avisei para o mundo que o Ratos é foda. Nessa onda, aproveitei e reli a ótima autobiografia do vocalista do grupo, João Francisco Benedan, mais conhecido como João Gordo. Lançada em 2016 pela editora Darkside, com um pouco mais de 300 páginas, o livro é extremamente gráfico, com diversas fotos da vida pessoal do cara e do Ratos de Porão. Como é de costume do João, ele fala de tudo aqui. Sinceridade é uma das suas principais virtudes, na minha opinião. Ele não esconde nada sobre os diversos anos de consumo de drogas. As tretas que rolavam na cena punk no começo dos anos oitenta. Sobre o Ratos não ter o reconhecimento que deveria ter no Brasil. Os grandes momentos na MTV e sua ida para a Record. Mas eu acho que a parte em que ele fala da sua difícil relação com o pai e como isso o afetou, positivamente e negativamente, seja a grande cereja do bolo.



Para ver: Kazagastão (Youtube)



Se você era jovem nos anos noventa e assistia a MTV Brasil (provavelmente!), o nome de Gastão Moreira não deve ser estranho para você. Durante sua passagem pela emissora ele comandou o eterno “Fúria Metal”. Depois de sair da Music Television, ele comandou o ótimo “Musikaos” na TV Cultura. Atualmente ele possui um canal no Youtube com um ótimo material produzido por ele falando sobre rock. Ele conta a história de bandas essenciais para quem gosta do gênero (Heavy Lero), mostra a sua vasta coleção de vinis (Hellfabeto), entrevistas, além de resgatar antigos vídeos seus dos tempos de MTV e Cultura. Vale muito a pena checar o vasto material que o canal possui. Tenho certeza que você vai “perder” um tempo por lá. São mais de 130.00 assinantes e toda semana tem conteúdo novo por lá.



Para ouvir: Sepultura em Donington em 1996 (Youtube)



No ano de 1996 o Sepultura caminhava a passos largos para ser a maior banda de metal do planeta. O disco Roots, lançado naquele ano, projetava o grupo para ocupar o espaço que o Metallica tinha deixado no começo dos anos noventa, quando decidiu apostar em um som mais acessível com o Black álbum (1991). Porém, brigas internas fizeram com que Max Cavalera (vocalista, guitarrista e um dos membros fundadores) pulasse do barco. Mas algo inusitado ocorreu nesse meio tempo. Escalado para tocar no importante festival de Donington, a banda subiu ao palco em trio, com Andreas assumindo os vocais. Nessa data o enteado do Max, filho da sua esposa Gloria, faleceu. Para não cancelar a apresentação, os outros integrantes acharam melhor entrar no palco com Kisser nos vocais. Nesse vídeo você pode ouvir cerca de 20 minutos do show, gravado direto da mesa de som, e ter uma noção de como teria sido o grupo caso o vocalista Derrick Green não tivesse entrado no Sepultura em 1998.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Muito Sexo, muitas drogas e muito, mas muito Rock 'n' Roll na Netflix

Em maio de 2001 foi lançada uma das melhores e mais aguardadas autobiografias sobre uma banda de rock. Em mais de 400 páginas, “The Dirt: Confessions of the World's Most Notorious Rock Band” conta, através da visão de Tommy Lee, Mick Mars, Vince Neil e Nikki Sixx, a história de uma das bandas mais insanas dos anos oitenta, o Mötley Crüe. O sexo, as drogas, as brigas, as prisões, o sucesso, a decadência, tudo está nessa obra que é extremamente bem-acabada graficamente.     O papo para tornar todas essas páginas em filme começou em 2006, quando a Paramount e a MTV adquiriram os direitos para a adaptação nas telonas. Porém as coisas enfriaram e, com o fim da banda (será?!) em 2015, os rumores de que a história da banda poderia de uma vez por todas ser lançada voltou à tona. Com o sucesso no ano passado de “Bohemian Rhapsody”, o filme que conta a vida do Queen, a plataforma digital de streaming de filmes e séries Netflix lançou no dia 22 de março “The Dirt”, dirigido por

Como Henry Rollins entrou para o Black Flag

  O trecho abaixo foi retirado do livro “Get in the Van” escrito por Henry Rollins e lançado em 1994. Como o livro não tem uma tradução para o português, as linhas abaixo foram traduzidas de forma livre por mim. Espero que gostem.   Primavera (1981): Eu estava vivendo em um apartamento em Arlington, Virginia, bem perto de Washington, DC. Eu trabalhava numa sorveteria e caminhava até o meu trabalho todos os dias. Eu era o gerente da loja e trabalhava lá entre 40 e 60 horas por semana fazendo os depósitos, contratando, despedindo, fazendo inventário, servindo sorvete, etc. Eu estava numa banda naquela época. Nada muito musical. Quatro de nós com um equipamento de merda, mas a gente se divertia tocando e ensaiando. Um cara chamado Mitch Parker deu para mim e para o meu amigo Ian MacKaye uma cópia do EP do Black Flag Nervous Breakdown . Nós tocámos ele o tempo todo. Era pesado. A arte da capa dizia tudo. Um cara com as costas para a parede erguendo os punhos. De frente para ele ou

Dicas de quarentena #147: Lô Borges tocando disco do tênis na íntegra!

  Lô Borges foi um dos principais nomes que surgiram por conta do disco Clube da Esquina de 1972. Seu autointitulado álbum de estreia, mais conhecido como “disco de tênis”, é considerado por muitos críticos e fãs com um dos grandes álbuns da história da nossa música. Em 2018, Lô reuniu uma banda de primeira para recriar esse trabalho ao vivo. Abaixo você confere o show que rolou no icônico Circo Voador e que gerou o DVD “Tênis + Clube - Ao Vivo no Circo Voador":