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Para ler, ver e ouvir no final de semana #9 – Robbie Robertson, Festival de Águas Claras e The Replacements


Para ler: Testimony - Robbie Robertson



Para quem não conhece o Robbie Robertson, o cara é um dos grandes músicos de nosso tempo. Ele era o guitarrista e principal compositor da icônica banda The Band - aquela que excursionou com o Bob Dylan no meio dos anos sessenta quando ele virou “Judas” e eletrificou o seu som. No seu currículo, ele tem músicas que fizeram muito sucesso, como "The Weight," "The Night They Drove Old Dixie Down," e "Up on Cripple Creek”. Para ter noção do impacto que a sua banda causou, Eric Clapton, que tinha acabado de virar “Deus” da guitarra, quase desistiu de sua carreira quando o maravilhoso “Music from Big Pink” foi lançado em 1968 - para ele não havia mais nada para ser feito na música daquele ponto em diante. Em “Testimony”, Robbie narra a sua carreira dentro e fora da The Band. O livro começa quando ele, canadense, chega nos Estados Unidos e termina após o show The Last Waltz. Obviamente que ele narra o início da banda, quando eles apenas acompanhavam Ronnie Hawkins, o tempo em Woodstock, o problema com drogas, principalmente com heroína, que alguns integrantes da The Band sofreram, além, claro, das turnês e discos com Bob Dylan.





Para ver: O Barato de Iacanga (Netflix)


O festival de Woodstock é até hoje reverenciado como um dos grandes acontecimentos na música em todos os tempos. Jimi Hendrix, Janis Joplin, The Who, foram quatro dias de muito som que imortalizaram artistas no imaginário popular. O que muitos brasileiros não sabem é que por aqui nós também tivemos a nossa versão do Woodstock. Ele ocorreu em 1975, em plena ditadura militar, na cidade de Iacanga, interior de São Paulo. No documentário “O Barato de Iacanga”, que atualmente está disponibilizado na Netflix, o diretor Thiago Mattar mostra para o telespectador como foi essa aventura. Com diversos depoimentos, inclusive com o idealizador do festival, Antonio Checchin Junior, o Leivinha, o festival reuniu Mutantes, Som Nosso de Cada Dia e Jorge Mautner, que fizeram a festa. Além disso, o documentário também conta sobre as outras três edições que ocorreram nos anos oitenta – com um show antológico de João Gilberto – e o seu fim em 1984.



Para ouvir: Dead Man's Pop – The Replacements (Spotify)




Algo recorrente nos tempos atuais, quando um disco importante faz aniversário redondo (30 anos, 40 anos, etc.), a banda, ou o artista, lançam uma edição especial comemorativa desse trabalho. Geralmente essas edições são muito gordurosas, recomendadas apenas para aqueles fãs que querem ter tudo da banda/artista. Mas no caso de “Dead Man’s Pop”, lançado no ano passado pelos Replacements, esse não é o caso. Em 2019 o sexto disco dos caras, “Don't Tell a Soul”, completou 30 anos de lançamento. Para celebrar a marca, Paul Westerberg e companhia lançaram um box com o disco remixado pelo produtor original, Matt Wallace, algumas ótimas faixas em parceria com Tom Waits, além de um puta show que rolou no dia 2 de junho de 1989 na Universidade de Wisconsin-Milwaukee. Vale a audição.


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