Pular para o conteúdo principal

Quinze shows de grunge e rock alternativo para você assistir




Algumas cidades estão começando a reabrir e pessoas estão achando maneiras para que os shows voltem com algum tipo de distanciamento social, mas o mundo do entretenimento que nós conhecíamos está longe de voltar ao normal. Enquanto você espera para que eles oficialmente retornem, aqui estão 15 ótimos shows de grunge e rock alternativo do final dos anos oitenta e início dos noventa para você assistir.

Nirvana @ The Mason Jar no Arizona – 19/2/1990



O Nirvana se tornou uma das maiores bandas do mundo após o lançamento de Nevermind (1991), mas eles têm um ótimo material gravado antes do álbum, incluindo não apenas a estreia em 1989 com Bleach, mas todos os tipos de demos, raridades, covers e mais, que prova que eles já eram uma fantástica banda muito antes do mundo se ligar neles. Eles ao vivo também eram ótimos, e alguns desses shows pré-Nevermind contém algumas das melhores performances do grupo. É especialmente legal de escutar eles tocaram músicas que seriam gigantes como “Breed”, “Dive” e “Polly” antes delas serem lançadas, no qual as três eles tocaram nesse show matador em fevereiro de 1990, no qual algum santo disponibilizou no Youtube em ótima qualidade.

Mudhoney @ Berlin Independence Days Music Festival - 10/10/1988



O Mudhoney ainda continua lançando música boa e fazendo ótimos shows, mas não existe nada como 1988, ano no qual o EP de estreia Superfuzz Bigmuff e o single de "Touch Me I'm Sick" foram lançados. Não apenas que esses influentes lançamentos tenham tido um impacto no som e no estilo em muito do que o grunge tornaria popular alguns anos depois, mas essa gravação profissional (que foi lançada em DVD) ajuda imortalizar, os Mudhoney eram animais no palco também. Mark Arm agita como um louco, suando confiança, com toda a coragem em sua voz que ele precisa, e o som das guitarras da banda soa tão alto e fodido como sempre.

Soundgarden @ Club Lingerie em Los Angeles - 11/02/1988



Se mantendo no tema grunge em 1988, aqui temos o Soundgarden em Los Angeles apenas alguns meses depois do lançamento do EP de estreia Screaming Life (1987). O falecido Chris Cornell ainda não tinha se tornado a estrela no qual ele sempre será lembrado, porém sua escalada ao sucesso está se iniciando, e é incrível ver essas imagens dele e da banda nessa forma primitiva e faminta. Eles tocam não apenas o material de Screaming Life, mas também do EP Fopp e do disco de estreia Ultramega OK, no qual seria lançado no final daquele ano. Além disso, eles também tocaram três covers bem grunge de clássicos do rock - Rush "Working Man," Led Zeppelin "Communication Breakdown," e Alice Cooper "I'm Eighteen." É bem incrível de ver Chris Cornell acertando os lamentos do Robert Plant com o escárnio grave do Alice Cooper, e não é surpresa para ninguém que ele é bom em ambos – ele já estava naquele momento misturando as duas coisas nas suas próprias músicas.

Screaming Trees @ Rockpalast Germany - 15/11/1996



Mark Lanegan recentemente lançou um ótimo disco solo, portanto não existe momento melhor para revisitar um ótimo show da sua clássica banda Screaming Trees. E o que faz esse show mais legal é por ser da turnê com o Josh Homme na guitarra, após o fim do Kyuss e antes dele formar o Queens of the Stone Age, no qual Lanegan se tornou um colaborador frequente. O Screaming Trees sempre desviou para o lado psicodélico do rock alternativo, e isso aparece nesse show, no qual envolve várias jams “doidas”. A voz do Mark também soa ótima.

Weezer @ Bizarre Festival na Alemanha - 17/08/1996



Antes de Rivers Cuomo ficar desiludido com Pinkerton, antes de Matt Sharp sair, e antes deles se tornarem uma banda no qual seu maior single atualmente é um cover de “Africa” do Toto, o Weezer era uma banda energética e faminta, armada com um arsenal de ótimas músicas e esse vídeo do Bizarre Festival de 1996 te leva para esse ponto no tempo. O setlist é dividido entre Blue Album e Pinkerton, e a banda soa incrível e eles parecem que precisam provar alguma coisa. É muito fácil ficar entediado com as coisas que eles fazem atualmente, porém eu acho que nunca vou ficar de saco cheio de um vídeo como esse.

Smashing Pumpkins @ Metro Chicago, IL - 14/08/1993



Esse show em Chicago, cidade natal dos Smashing Pumpkins, foi lançado como bônus no DVD do disco Siamese Dream, e foi gravado menos de um mês depois que o álbum foi lançado. Os membros originais da banda, Billy Corgan, James Iha, D'Arcy Wretzky e Jimmy Chamberlin ainda estavam juntos nesse momento e eles soavam incríveis em um set de músicas mais recentes enquanto o público se joga do palco no primeiro plano. Eric Remschneider toca violoncelo em "Disarm," "Spaceboy," e "Starla" a partir da metade da canção, no qual destaca seu som maravilhosamente. No final das contas é um set dos Pumpkins no seu auge e vale a pena ser revisitado.

Nine Inch Nails @ Woodstock 1994



Trent Reznor disse para a Rolling Stone que concordou em tocar no festival de Woodstock em 1994 para “compensar o custo da turnê na qual estamos fazendo nesse momento,” mas o show do Nine Inch Nails foi de longe apenas uma obrigação por dinheiro. Completamente encharcados de lama, eles tocaram um set pesado com clássicos de Pretty Hate Machine e The Downward Spiral, no qual o lançamento do último ainda não tinha completado um ano. Graças a filmagem profissional e o áudio remasterizado pelo engenheiro Kevin C, a imagem e o som são incríveis, também.

Garbage @ Edinburgh Castle na Escócia - 7/1/1999



Se as turnês estivessem ocorrendo nesse momento, estaríamos excitados para ver o Garbage abrir para a Alanis Morissette na sua turnê de comemoração aos 25 anos do disco Jagged Little Pill ao lado de Liz Phair (a mesma combinação que excursionou junto em 1998), porém já que isso ainda não rolou, vamos revisitar esse show histórico na cidade natal de Shirley Manson na turnê do disco Version 2.0. Eles se apresentaram ao lado do Castelo de Edinburgh no começo da celebração do parlamento escocês, e o show foi transmitido no ano novo de 2000. De acordo com o GarbageBase.com, foi a primeira e única vez que eles tocaram “John Anderson” do Robert Burns e “Don't Let Me Down” dos Beatles, e também eles tocaram várias músicas que hoje são sucesso do dois primeiros discos da banda e soaram fantásticos o tempo todo.

Sonic Youth @ Electric Factory na Philadelphia - 18/10/1995



Se você sente saudades do Sonic Youth como nós, esse show da turnê do disco Washing Machine em 1995, no Electric Factory na Filadélfia, definitivamente vai te fazer coçar a ferida. Não é apenas um vídeo de alta qualidade, é um grande set. Começa com uma versão barulhenta de “Expressway To Yr. Skull" que dá o tom para o resto dessa caótica performance ao vivo, no qual se inclina mais para o material do Washing Machine. Saudações para o sinistro designer de set e para o câmera que sacrificou duas horas de brações e estamina para entregar uma capsula do tempo para uma das grandes bandas indies ao vivo da história.

Dinosaur Jr @ Kardomah Cafe, Sydney - 15/10/89



Mesmo após todos esses anos, o Dinosaur Jr é uma das maiores (e barulhentas) bandas do rock underground, mas não existe nada como ter visto eles ao vivo no seu auge durante o final dos anos oitenta. Esse vídeo foi gravado na turnê australiana de 1989 um ano após Bug ter sido lançado, e embora Lou Barlow tivesse acabado de sair da banda, Donna Dresch se juntou ao grupo para essa turnê e felizmente alguém filmou ele mandando ver com J e Murph enquanto eles tocavam músicas que hoje são clássicos como "Freak Scene," "Yeah We Know," "Kracked," "Sludgefeast," e mais.

The Replacements na Holanda - 1991



O Replacements muitas vezes fazia shows desastrosos, mas quando eles estavam numa noite boa, o show era ótimo, e nesse show de 1991 eles estavam famintos. Nesse show de quase duas horas, mais de 30 músicas, que inclui clássicos como "I Will Dare," "Waitress in the Sky," "Bastards of Young," "Androgynous," "Kiss Me on the Bus," "Can't Hardly Wait," "Alex Chilton," e muito mais, além de algumas covers (incluindo ótimas versões de The Only Ones "Another Girl, Another Planet" e T. Rex "Raw Ramp"), e os 'Mats arrebentaram durante toda a noite.

Oasis - Maine Road 1996



Em 1996, o Oasis era a maior banda na Inglaterra – sem mencionar, em suas cabeças, do Mundo. Até aquele momento eles não tinham gravado um disco ruim, Guigsy e Bonehead ainda estavam na banda, e as drogas ainda eram divertidas. A arrogância era acompanhada pelas músicas e a multidão – nesse caso em um estádio de futebol na cidade natal deles, Manchester – engoliu tudo, hit atrás de hit.

Pulp @ Glastonbury 1995



O Pulp não deveria ter sido o headline no palco principal do festival de Glastonbury 1995, eles foram uma opção de substituição no último minuto após os Stone Roses cancelarem por conta do acidente com o guitarrista John Squire em São Francisco. A banda fez a sua principal e mais triunfante performance nesse show em Glastonbury, se tornando um dos momentos definitivos da carreira do Pulp. O clássico disco Different Class ainda estava há alguns meses de ser lançado, mas o Pulp tocou a maior parte dos singles do álbum, incluindo "Sorted for E's and Wizz," "Disco 2000" e "Mis-Shapes." Eles finalizaram o show com uma versão do novo single "Common People", no qual definiu o nome deles no Britpop.

The Cure - Show (1992)



O isolamento me fez ter vontade de escutar muita música sombria, então, naturalmente, eu tenho escutado bastante The Cure. Por qualquer razão, eu tenho escutado bastante o disco Wish, portanto eu decidi escolher o disco ao vivo/filme Show de 1993, no qual foi gravado na turnê desse álbum. Não existe uma versão completa do filme no Youtube, mas essa playlist possui a maior parte, e Show sempre vale a pena ser revisto. É basicamente um greatest hits e Robert Smith e o resto da banda parecem e soam fantásticos nessa turnê. Não há falta de ótimos vídeos ao vivo do The Cure, mas Show é sempre uma escolha garantida.

Type O Negative @ Dynamo Open Air Festival 1995



O Brooklyn estava muito bem representado na edição de 1995 do Dynamo Open Air. Type O Negative, Life of Agony e Biohazard – sem mencionar os nova-iorquinos Madball e Orange 9mm, Dog Eat Dog de Nova Jérsei, e do interior de Nova Iroque Earth Crisis e Snapcase – estavam todos no lineup do festival holandês de música pesada. Diferentemente dos amigos do hardcore e do trash croosover, Type O tinha atingido recente sucesso comercial por conta do segundo disco, Bloody Kisses, que fez eles também se encaixarem bem com os titãs europeus do gótico e do death doom Tiamat, Paradise Lost e My Dying Bride, que estavam numa posição bem alta do festival naquela edição. Curto e doce – um set de 30 minutos (incluindo, incrivelmente, um comercial do Bon Jovi, pois essa gravação profissional foi capturada da TV) – quase metade do vídeo é o encore do single "Black No.1" (depois o Evan Seinfeld do Biohazard entra no palco para animar o público). Nós sentimos falta do Pete e da banda cada dia mais, mas esse vídeo agridoce – no qual inclui uma visão doce de milhares de fãs europeus dançando em uníssono para uma banda que nos Estados Unidos estava tocando na maior parte das vezes em clubes – é um lembrete de sua grandeza em uma época que eles estavam no auge, apesar de terem lançados apenas dois discos (a não ser que você conte Origin of the Feces).

***o texto acima é uma tradução livre da matéria publicada no portal BrooklynVegan em 11 de julho/2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Muito Sexo, muitas drogas e muito, mas muito Rock 'n' Roll na Netflix

Em maio de 2001 foi lançada uma das melhores e mais aguardadas autobiografias sobre uma banda de rock. Em mais de 400 páginas, “The Dirt: Confessions of the World's Most Notorious Rock Band” conta, através da visão de Tommy Lee, Mick Mars, Vince Neil e Nikki Sixx, a história de uma das bandas mais insanas dos anos oitenta, o Mötley Crüe. O sexo, as drogas, as brigas, as prisões, o sucesso, a decadência, tudo está nessa obra que é extremamente bem-acabada graficamente.     O papo para tornar todas essas páginas em filme começou em 2006, quando a Paramount e a MTV adquiriram os direitos para a adaptação nas telonas. Porém as coisas enfriaram e, com o fim da banda (será?!) em 2015, os rumores de que a história da banda poderia de uma vez por todas ser lançada voltou à tona. Com o sucesso no ano passado de “Bohemian Rhapsody”, o filme que conta a vida do Queen, a plataforma digital de streaming de filmes e séries Netflix lançou no dia 22 de março “The Dirt”, dirigido por

Como Henry Rollins entrou para o Black Flag

  O trecho abaixo foi retirado do livro “Get in the Van” escrito por Henry Rollins e lançado em 1994. Como o livro não tem uma tradução para o português, as linhas abaixo foram traduzidas de forma livre por mim. Espero que gostem.   Primavera (1981): Eu estava vivendo em um apartamento em Arlington, Virginia, bem perto de Washington, DC. Eu trabalhava numa sorveteria e caminhava até o meu trabalho todos os dias. Eu era o gerente da loja e trabalhava lá entre 40 e 60 horas por semana fazendo os depósitos, contratando, despedindo, fazendo inventário, servindo sorvete, etc. Eu estava numa banda naquela época. Nada muito musical. Quatro de nós com um equipamento de merda, mas a gente se divertia tocando e ensaiando. Um cara chamado Mitch Parker deu para mim e para o meu amigo Ian MacKaye uma cópia do EP do Black Flag Nervous Breakdown . Nós tocámos ele o tempo todo. Era pesado. A arte da capa dizia tudo. Um cara com as costas para a parede erguendo os punhos. De frente para ele ou

Dicas de quarentena #147: Lô Borges tocando disco do tênis na íntegra!

  Lô Borges foi um dos principais nomes que surgiram por conta do disco Clube da Esquina de 1972. Seu autointitulado álbum de estreia, mais conhecido como “disco de tênis”, é considerado por muitos críticos e fãs com um dos grandes álbuns da história da nossa música. Em 2018, Lô reuniu uma banda de primeira para recriar esse trabalho ao vivo. Abaixo você confere o show que rolou no icônico Circo Voador e que gerou o DVD “Tênis + Clube - Ao Vivo no Circo Voador":