Pular para o conteúdo principal

Dicas de quarentena #95: Bufo Borealis - Pupilas Horizontais

 


Lançado em maio deste ano, “Pupilas Horizontais” é o LP de estreia da dupla Bufo Borealis. Formando por Juninho Sangiorgio (O Inimigo/Ratos de Porão) e Rodrigo Tucano (23:13), o disco é uma grande viagem experimental, juntando um pouco da fase elétrica de Miles Davis e do funk de Sly Stone.

A dupla já se conhecia desde a época na qual eles tocaram juntos na banda Insurgência Ópera de Protesto, que fazia um rock mais na linha dos anos 70 misturado com Rollins Band, portanto o entrosamento dos dois é forte no projeto. Ambos são mais conhecidos por conta do punk rock, principalmente Juninho que já é baixista do Ratos de Porão há muitos anos, porém mesmo assim eles conseguem entregar um som que mistura o groove da música preta com o experimentalismo contemporâneo.

O trabalho conta com diversas participações especiais. Na música que abre o disco, “Fênix Hesitante”, única que possuiu voz, temos um belo poema do Rodrigo Carneiro do Mickey Junkies. Além disso, temos alguns vocais mais gospels da Fernanda Lira, do Crypta, que aumenta o nível de dramaticidade da faixa. Outra figura importante que participa é o Edgard Scandurra (Ira!). Tanto em “Indecente”, como em “Escuridão”, o versátil guitarrista coloca a sua assinatura.

Com seis faixas e 36 minutos de duração, “Pupilas Horizontais” é uma ótima estreia e um dos discos nacionais lançados em 2020 mais interessantes que pintou até o momento. Vai ser interessante ver como essas composições vão ficar ao vivo quando os shows forem liberados de vez.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas de quarentena #147: Lô Borges tocando disco do tênis na íntegra!

  Lô Borges foi um dos principais nomes que surgiram por conta do disco Clube da Esquina de 1972. Seu autointitulado álbum de estreia, mais conhecido como “disco de tênis”, é considerado por muitos críticos e fãs com um dos grandes álbuns da história da nossa música. Em 2018, Lô reuniu uma banda de primeira para recriar esse trabalho ao vivo. Abaixo você confere o show que rolou no icônico Circo Voador e que gerou o DVD “Tênis + Clube - Ao Vivo no Circo Voador":

Muito Sexo, muitas drogas e muito, mas muito Rock 'n' Roll na Netflix

Em maio de 2001 foi lançada uma das melhores e mais aguardadas autobiografias sobre uma banda de rock. Em mais de 400 páginas, “The Dirt: Confessions of the World's Most Notorious Rock Band” conta, através da visão de Tommy Lee, Mick Mars, Vince Neil e Nikki Sixx, a história de uma das bandas mais insanas dos anos oitenta, o Mötley Crüe. O sexo, as drogas, as brigas, as prisões, o sucesso, a decadência, tudo está nessa obra que é extremamente bem-acabada graficamente.     O papo para tornar todas essas páginas em filme começou em 2006, quando a Paramount e a MTV adquiriram os direitos para a adaptação nas telonas. Porém as coisas enfriaram e, com o fim da banda (será?!) em 2015, os rumores de que a história da banda poderia de uma vez por todas ser lançada voltou à tona. Com o sucesso no ano passado de “Bohemian Rhapsody”, o filme que conta a vida do Queen, a plataforma digital de streaming de filmes e séries Netflix lançou no dia 22 de março “The Dirt”, dirigido...

Já escutou? #4 The Black Crowes - Shake Your Money Maker (1990)

Os anos noventa ficaram marcados principalmente pelo grunge de Seattle. Nirvana e companhia dominaram as paradas de sucesso, principalmente na primeira metade da década. Porém uma banda da região sudeste dos Estados Unidos, mais precisamente no estado da Geórgia, conseguiu fazer sucesso, mas que sonoramente não tinha nada a ver com esses grupos. Formado principalmente pelos irmãos Robinson, Chris e Rich, The Black Crowes surgiu nos anos oitenta, porém com o nome de Mr. Crowe's Garden. Já com o baterista Steve Gorman na formação, o grupo mudou seu nome para aquele que os tornaria uma das grandes bandas americanas das últimas três décadas. Com oito discos de estúdio na carreira, a banda fez sucesso por conta do seu som mais voltado para um rock clássico, com uma pegada mais Rolling Stones do que seus contemporâneos de Seattle. No dia de hoje, o primeiro lançamento dos caras, Shake Your Money Maker , completa 30 anos. As gravações para o álbum começaram no verão de 1989...